Como conservar seus sapatos

|
O inverno está chegando e a tendência são os lindinhos sapatos e botas de camurça e couro saírem do armário.
Sempre tive uma resistência a camurça por ser um material muito fácil de estragar, até conhecer o spray impermeabilizante  de camurça, comprei o da Santa Lolla, mas em outras lojas como a sapataria do futuro é possível encontrar também! Fui com minha Melissa de camurça pra balada e ela voltou inteira.



Lógico que é sempre muito importante ter outros cuidados além do spray, um dos principais que acho é tirar o sapato na hora de dirigir, a fricção com o tapete do carro acaba com o salto e com o calcanhar do calçado.
Alguns cuidados que se deve ter com cada tipo de material:


Couro

Para evitar que o material resseque e apareçam rachaduras, aplique graxa ou pomada na cor da peça. "Produtos impermeabilizantes não deixam que gotas de água e bebida sejam absorvidas e manchem a peça. Antes da aplicação, limpe o sapato com uma flanela", ensina Márcia Bernardino, consultora da Sapataria do Futuro.

Camurça 

Antes do uso, aplique um impermeabilizante para prevenir a entrada de água e o aparecimento de manchas. Se molhar, coloque papel amassado por dentro. Isso absorve a umidade e evita a deformação do modelo. Deixe secar na sombra e escove a peça somente quando estiver bem seca.

Croco e cobra

Passe uma flanela seca para retirar o pó que se acumula na textura. Para evitar o ressecamento, aplique graxas e loções que hidratam esse tipo de couro.

Plástico

Como esse material não deixa o pé respirar, é necessário lavar os calçados com freqüência. Use sabão de coco e água morna ou gelada.

Verniz 

Nunca use escovas para retirar manchas e sujeiras, porque podem riscar o material. O ideal é utilizar panos úmidos. Para dar brilho e disfarçar riscos e arranhões, passe uma pomada e retire o excesso com um pano seco.



Como limpar

Nunca guarde um sapato sujo, pois isso pode ocasionar odores. Mesmo em modelos sem uso ou com recortes, como sandálias e peep toes, a limpeza deve ser feita no mínimo a cada três meses. Mas fique atenta, pois cada material requer um tipo de cuidado específico.

Como secar

Se a chuva encharcou seus sapatos, não tente secar no fogo, sob o sol ou calor. O indicado é preenchê-los com papéis amassados para que absorvam a umidade e mantenham a estrutura. Seque à sombra. 

Como guardar

Armazenar os sapatos em caixas de papel e saquinhos de tecido ou TNT evita que risquem e acumulem poeira. O ideal é que eles tenham furos para ventilação e um visor transparente para facilitar a identificação dos calçados. "A sandália gladiador merece atenção. Para manter a estrutura da peça, coloque uma garrafa pet de 500 ml dentro de cada sandália", ensina a home organizer Maria Luisa Bottai.

Vi um organizador em um blog que achei ótimo, espaço para sapatos é sempre complicado, pena que a loja não é do Brasil, mas é algo que pode mandar fazer na costureira com tnt e plástico! Se quiser importar Clique aqui.

Cuide bem dos seus sapatos, e poderá usá-los por muito tempo!




Fonte: Manequim AbrilTerritório Feminino
Fotos sapatos: Jorge Alex e Melissa

1 comentários:

Anônimo disse...

O 5 sapato é uma Melissa Aglomania, da Viviane Westwood .
Sou apaixonada por melissa, e tenho varias. São uma mais linda do que a outras, e é um vicio. ♥

Postar um comentário