Pra que servem os pincéis de maquiagem?!

|
Primeiro post, vamos lá!
Antes de conhecer sobre maquiagem sempre me perguntei o que os maquiadores faziam com tantos pincéis, não entendia pra que tudo aquilo. Mas após descobrir esse maravilhoso mundo não sei mais viver sem meus queridos pincéis, apesar de não ter muitos tenho os básicos. Mas o que são os básicos?! 


  • Pincel para base

Formato: Geralmente é chato e fino para espalhar por igual tanto base cremosa quanto a líquida.


Eu uso o da M.A.C 187 Duo Fibre, ele é feito de fibra natural e sintética e espalha base como nenhum outro. Existem similares a ele em outras marcas.


Como usar: Aplique um pouco de base nas costas da mão e molhe apenas a ponta das cerdas, use pouco pra evitar desperdício de produto. Espalhe na forma de pingos na parte central do rosto (nariz, queixo e bochechas), e comece puxando o produto para as laterais do rosto, dando leves batidinhas com o pincel para a cobertura ficar mais uniforme. Terminando a área central, passe no resto do rosto, sempre do centro para as extremidades para um acabamento uniforme.  


  • Para usar corretivo
Formato: Ele é achatado, fino e bem menor que o pincel de base. Poder ser quadrado ou com as extremidades estreitas.




Como usar: O corretivo é indicado para as áreas mais escuras ou avermelhadas do rosto, geralmente usado nas olheiras, arco da sombrancelha, abas do nariz e em volta da boca. Aplique o corretivo nos locais necessários, se for líquido aplique direto no local em pequena quantidade, se for cremoso utilize o pincel para pegar o produto. Com leves batidinhas espalhe o produto com o pincel até formar uma camada fina.

  • Para passar pó
Formato: São os pincéis mais volumosos e redondos.




Como usar: Para pó compacto passe o pincel no produto e aplique no rosto com movimentos circulares. Para pó solto, coloque um pouco do produto na tampa da embalagem, passe o pincel na tampa e dê leves batidinhas com o cabo do pincel na borda da tampa para retirar o excesso de produto e aplique no rosto.


  • Pincel de blush
Formato: Pincel com forma arrendondada parecido com o pincel de base só que menor, ou o pincel com cerdas chanfradas que é o mais indicado, esse formato marca melhor as maças do rosto.





Como usar: Passe o pincel no produto e dê uma sopradinha para tirar o excesso, imagine uma linha que vai do final do lábio até a ponta da orelha e passe o pincel nesse sentido, uns dois dedos acima do final do lábio em direção a orelha, dar um sorrisinho ajuda a vizualizar a área certa.

Pronto! Agora com o rosto lindo, vamos para os olhos imaginando uma make simples.


  • Primeira camada de sombra
Formato: Com espuma (parecido com os pequenos que geralmente vem nos conjuntos de sombras) ou de cerdas achatadas.



Como usar: Passe o pincel na sombra, retire o excesso com batidinhas no topo da mão, e passe na pálpebra móvel, se for utilizar uma outra sombra mais escura utilize as extremidades do pincel para passar e aplique no côncavo suavizando a make.


  • Para esfumar a sombra

Formato: Oval um pouco pontudo e com cerdas macias.



Como usar: Faça movimentos leves de vai e vem em cima da sombra na pálpebra, com cuidado para não misturar muito as sombras.


  • Delineador, corretor de sombrancelhas e para contonar a linha dos cílios.
Formato: Cerdas chanfradas bem fininhas e durinhas.




Como usar: Pode ser usado para delinear a sombra, para isso molhe o pincel e passe na sombra, a partir do centro da pálpebra na linha dos cílios trace a linha para a parte externa do olho. Com delineador é recomendado utilizar o produto em gel, faça o mesmo movimento descrito acima. 

  • Traço fino

Formato: Cerdas juntas e ponta super fina.

Como usar: Pode ser usado para passar o delineador em gel ou sombra, fazendo um traço fino perto da linha dos cílios.

Esse é o básico do básico sobre pincéis, a coisa pode ficar bem evoluída devido aos diferentes tipos de cerdas que existem, produtos e marcas. Mas acredito que já é um bom início para quem olha os pincéis com cara de interrogação como eu olhava. 
Não sou profissional em make mas aos poucos a gente pega o jeito! ;)
Por favor deixe seu comentário e sugestão sobre o que você quer saber nos próximos posts!

2 comentários:

Luttyz disse...

Amigaaaaaaaaaaa... Super explicativo é fácil, agora assim vou me arriscar e comprar um conjuntinho de pincéis. Adorei. Parabéns.

Ana Cris disse...

Adorei a iniciativa! Bjos Ana Cris

Postar um comentário